Artigo 2
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar duas metodologias ágeis, sendo elas, XP e SCRUM, que são utilizadas para o desenvolvimento e gestão de projetos de software, como também seus conceitos e práticas.
Palavras-chave: SCRUM. Ágil. XP. Gestão. Metodologias.
INTRODUÇÃO
As metodologias ágeis tem como finalidade acelerar o desenvolvimento de um software atentando para uma melhoria contínua desse processo, obtendo benefícios, como aumento de comunicação e interação da equipe, organização diária para o alcance da meta definida, evitando falhas na elaboração, respostas rápidas às mudanças e um aumento significativo da produtividade. Dentre as várias metodologias ágeis que existem, serão abordadas duas: XP e Scrum.
DESENVOLVIMENTO
- EXTREME PROGRAMMING: é uma metodologia ágil utilizada para pequenas e médias equipes que desenvolvem software baseado em requisitos vagos e que se modificam rapidamente. As principais diferenças entre XP e outras metodologias clássicas são: feedback constante, abordagem incremental e o encorajamento da comunicação entre as pessoas.
O principal objetivo da XP é dar agilidade do projeto em busca de obter satisfação do cliente, tais objetivos são alcançados através de um pequeno conjunto de valores, princípios e práticas, que diferem substancialmente da forma tradicional de se desenvolver softwares. São eles:
INDIVÍDUOS E INTERAÇÕES ENTRE ELES mais que processos e ferramentas;
SOFTWARE EM FUNCIONAMENTO mais que documentação abrangente;
COLABORAÇÃO COM O CLIENTE mais que negociação de contratos;
RESPONDER A MUDANÇAS mais que seguir um plano.
Além disso, a XP se baseia em 12 práticas que estão citadas abaixo:
PLANEJAMENTO
ENTREGAS FREQUENTES
METÁFORA
PROJETO SIMPLES
TESTES
REFATORAÇÃO
PROGRAMAÇÃO EM PARES
PROPRIEDADE COLETIVA
INTEGRAÇÃO CONTÍNUA
40 HORAS DE TRABALHO SEMANAL
CLIENTE PRESENTE
CÓDIGO PADRÃO
- SCRUM: outra metodologia ágil utilizada para gestão e planejamento