Articula O De Mulhers Brasileiras
Em 1994, onde ocorreu sua criação, a AMB vem atualizando periodicamente seu programa de ação, sendo parte de sua prática política a mobilização dos movimentos de mulheres.
A articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) é uma organização política não partidária que articula e potencializa a luta feminista e a ação política das mulheres no plano nacional e internacional.
A AMB pauta sua ação orientada pelo desejo de transformação social e eliminação da desigualdade, do racismo, das relações de exploração e pelo fim da opressão de todas as mulheres.
Tem como objetivo, o fortalece o movimento feminista afirmando seu caráter de sujeito político e organiza ações orientadas à transformação e democratização do Estado e da sociedade, incidindo sobre distintas dimensões da política, da cultura e da economia.
Mostra-se como objetivo estratégico o apoio e aliança com articulações de mulheres negras no processo de debates preparatórios à Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância.
Destacam como os principais princípios:
A busca de uma institucionalidade não burocrática marcada pelos acordos políticos entre os setores do movimento representados na AMB;
A busca de relações e processos decisórios horizontais e participativos;
O dialogo e articulação como método de relacionamento interno e com outras redes e articulações do feminismo e do movimento de mulheres brasileiras e internacional;
A diversidade como valor e o apreço pela autonomia como pratica na relação com as relações e articulações do movimento que constituem a ABM e/ou estão em seu campo de aliança;