Arthur pigou
SOBRE
ARTHUR PIGOU
Nome:Robson da Silva
[pic]
Arthur Cecil Pigou
(1877-1959)
Destacado estudante e herdeiro oficial de Alfred Marshall, Pigou se converteu no líder do neoclassicismo em Cambridge, tendo sido o defensor da ortodoxia marshalliana no primeiro terço do século. Como conseqüência disto, se converteu no alvo preferido das críticas de seu colega John Maynard Keynes. Pigou é considerado o fundador da Economia do Bem-estar e principal precursor do movimento ecologista, ao estabelecer a distinção entre custos marginais privados e sociais. Por isso advogou pela intervenção do Estado, mediante subsídios e impostos, para corrigir as falhas de mercado e internalizar as externalidades.
Principio de Pigou-Dalton
Uma transferência de renda de um indivíduo mais rico para um indivíduo mais pobre, desde que essa transferência não inverta a posição (social) entre os dois, resulta em uma maior igualdade social (Dalton, p. 351).
Ele desenvolveu o conceito da taxa de Pigou, uma medida do estado para influenciar o comportamento de agentes económicos no mercado, com o objetivo de corrigir externalidades negativas. Além do mais formulou o efeito de Pigou, que explica o aumento da demanda para bens de consumo num período de deflação.
Arthur Pigou
Economista britânico nascido em Ryde, Isle of Wight, UK, que desafiou a tradição neoclássica relativamente à substituição da ação industrial privada pelo Estado, na esfera econômica. Graduado no King’s College, Cambridge, inicialmente foi lecturer na University College, London, e em Cambridge. Sucessor de Alfred Marshal na cátedra de Economia Política da Universidade de Cambridge (1908-1943), centrou suas teorias em que certos empreendimentos não lucrativos para os empresário privados eram muito necessários à comunidade. Identificou situações em que a presença de influências externas na produção justificavam a intervenção do Estado, para a