Artes
JOSIEL DE SALES NASCIMENTO
2ºC
DIONISIO
O TEATRO GREGO
MAUA
2015
HISTÓRIA DO DIONÍSIO
Ele era um Deus grego porém suas origens não são certas, ele era um dos dozes deuses olímpicos, divindade romana, era filho de Zeus e da princesa tebana Semele. Ele foi o único ser divino gerado por uma mortal. Semele foi seduzida por Zeus, que se disfarçou de homem. Hera, irmã e esposa do Deus de todos os deuses, possuída pelo ciúme, armou uma cilada para a mãe de Dionísio. Fazendo-se passar pela ama de leite da princesa, ela a convenceu a pedir uma prova a Zeus de quem ele realmente era, ou, segundo outra versão, requerer-lhe que se apresentasse diante dela com suas vestes mais brilhantes.
Zeus foi obrigado a cumprir a promessa feita à amada, mesmo consciente do que aconteceria, porque havia jurado pelo Estige, o rio da imortalidade, voto este que nem mesmo uma divindade poderia romper. Como ele esperava, Semele transformou-se em pó, pois não suportou seu brilho. Tudo que ele pode fazer foi salvar seu filho, retirando-o do ventre materno e gerando-o em sua própria coxa, até seu nascimento.
Após o nascimento, Dionísio foi entregue à tia, que teve a ajuda das dríades para cria-lo, e também das horas e das ninfas. Algumas histórias também falam da possibilidade de Dionísio ser filho de Perséfone, a soberana dos Infernos. Ao crescer, o deus foi enlouquecido por Hera, que foi traída pelo seu marido. Ele passou então a circular por todos os recantos do Planeta. Ao encontrar a deusa Cibele, na Frigia, ela lhe concedeu a cura e o formou dentro das cerimônias religiosas que ela cultivava.
Foi então que ele se tornou o deus do vinho e da vegetação, e ele obteve a arte de produzir o vinho, de semear a vinha, cortar os galhos e colher as uvas. Assim, ele assumiu o papel de revelar aos mortais os segredos do cultivo da videira.
DIONISIO COMO DEUS GREGO
Dionísio é sempre visto como um jovem sem barba, alegre, embriagado