Relat Rio MOTOR DE COMBUST O DIESEL

7353 palavras 30 páginas
MOTOR DE COMBUSTÃO DIESEL

INTRODUÇÃO

O motor Diesel é um motor de combustão interna formada por um conjunto de peças sincronizadas entre si, que transformam em energia mecânica a energia calorífica do combustível, desenvolvida durante a combustão no interior dos cilindros. O seu nome é uma homenagem a Rudolf Diesel, engenheiro francês nascido em Paris, que desenvolveu o primeiro motor em Augsburg - Alemanha, no período de 1893 a 1898. Oficialmente, o primeiro teste bem sucedido foi realizado no dia 17 de fevereiro de 1897, na Maschinenfabrik Augsburg. O motor Diesel proporciona a energia mecânica necessária para a propulsão de veículos, tratores, embarcações, usinas elétricas, bombas e maquinaria em geral.

CONSTITUIÇÃO A figura 1 apresenta um motor Diesel em corte.

(Figura 1 – Motor Diesel CUMMINS modelo 6CT8.3 visto em corte)

O motor é constituído pelos seguintes sistemas:
Sistema de alimentação de ar: É encarregado de obter o ar necessário para o enchimento dos cilindros.
Sistema de combustível: Abastece o sistema de injeção com o combustível necessário.
Sistema de lubrificação: Reduz o atrito entre as peças, mediante uma película de óleo lubrificante, ajudando o sistema de arrefecimento a manter a temperatura normal de funcionamento do motor.
Sistema de injeção: Tem a finalidade de entregar o combustível na quantidade e nas condições suficientes para garantir o bom funcionamento do motor.
Sistema de arrefecimento: Destina-se a manter a temperatura normal de funcionamento do motor.
Sistema de arranque ou partida: Facilita o movimento inicial do motor, para permitir que se inicie a combustão nos cilindros, até que o motor funcione por si só.
Sistema de distribuição: Permite a entrada do ar e a saída dos gases queimados, para realizar seu ciclo de trabalho.
Sistema de conjunto móvel: Transforma a energia calorífica do combustível, desprendida durante a combustão, em energia mecânica; além disso, converte o movimento retilíneo

Relacionados

  • 1 Fundamentos De Fisica Mecanica Hellip
    261933 palavras | 1048 páginas