ED FISICA
Bulimia, anorexia, vigorexia. Três palavras que assustam. Consideradas doenças do mundo moderno, estes três transtornos têm total relação com os atuais padrões de beleza e merecem todo o cuidado, antes que se tornem realmente doenças muito graves. Veja o que a nutricionista Gertrudes Ladeira nos fala sobre o assunto.
1) O que significa cada uma destas doenças?
A Bulimia é uma disfunção alimentar em que a pessoa bulímica, tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso (compulsão alimentar), seguidos pelo sentimento de culpa e atitudes de purgação.
Para "compensar" o ganho de peso, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e faz uso excessivo de purgantes e diuréticos. Essas pessoas podem ainda jejuar por um dia, ou mais, também na tentativa de compensar o comer compulsivo, muitas vezes entrando em um repetivtivo ciclo de intensa restrição alimentar, alternadas com farras culposas que o levam ao sistema compensatório. Esses tipos de auto-punição, na verdade, são consequências de uma dificuldade da pessoa em lidar com seus sentimentos ou sua aparência.
O bulímico geralmente se encontra com peso normal, não chegando à magreza da anorexia. Essa aparência de normalidade muitas vezes dificulta que se identifique o problema.
A anorexia nervosa é um distúrbio caracterizado por um regime alimentar onde o paciente recusa a se alimentar regularmente, seguindo uma dieta rígida.
O anoréxico tem uma imagem corporal distorcida, se acha gordo ou tem um medo incontrolável de engordar, por isso faz severas restrições alimentares na tentativa de diminuir ou controlar o peso. Uma pessoa com anorexia nervosa geralmente possui um baixo peso corporal e grande estresse físico. O Anoréxico pode ser também bulímico.
A Vigorexia (overtraining em inglês) ou transtorno dismórfico muscular, ocorre quando o volume e a intensidade de exercícios físicos praticados por um indivíduo excedem a sua capacidade de