ARTES
CURSO: PEDAGOGIA, LICENCIATURA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DO ENSINO DA ARTE
ALUNAS: ALEXANDRA ALVES MACEDO; DARGLEYCIANE FABIANA BATISTA MUZIO
LEITURAS COMPARATIVA DE IMAGENS
TAGUATINGA 31 DE MARÇO DE 2015
Pintura “tropical” (1917) de Anita Malfati
Os temas regionais pintados por Anita se devem à guerra. As batalhas despertam na artista o sentimento nacionalista e acabam influenciando-a a criar obras como retratos e paisagens contendo luz, sombra e volume. Como queria ser aceita como artista em seu país, a pintora deixa de lado a inspiração expressionista e passa a dar toques mais realistas às suas criações. Em Tropical, obra apresentada hoje, pintada no ano de 1917, a artista representa uma mulher de cor, de pele miscigenada. A figura aparece carregando um cesto de frutas tropicais, mostrando, de certa maneira, a cara do Brasil daquela época. Há na obra uma estilização das formas, bem como uma deformação da figura humana - Anita não conseguia se enquadrar completamente nos padrões da arte acadêmica. As cores, entretanto, não são naturalistas, embora ainda estejam ligadas ao objeto.
O Mamoeiro (1925) - Tarsila do Amaral
"Esta obra mostra o início da ocupação dos morros das grandes cidades. A simplificação e estilização das formas promovem certa relação com o cubismo.
Mostrando a vida simples, o dia a dia das pessoas ( roupas no varal), vizinhas que se visitam, mãe com filhos. É importante refletir sobre a mudança de hábitos das pessoas a partir da grande concentração de pessoas que hoje habitam os morros. Frutas e plantas tropicais são estilizadas geometricamente. Apesar de ter tido contato com as novas tendências e vanguardas, Tarsila somente aderiu às idéias modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922. Numa confeitaria paulistana, foi apresentada por Anita Malfatti aos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Esses novos amigos passaram a freqüentar seu