Aula Pr Tica 14 Extra O Com Solventes
ENGENHARIA QUÍMICA
Prática nº 14 (18/11/2014):
EXTRAÇÃO COM SOLVENTES
Disciplina: Laboratório de Química Geral
Professora: Kirlene Fernandes
VILA VELHA
18 DE NOVEMBRO DE 201
UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV
ENGENHARIA QUÍMICA
EXTRAÇÃO COM SOLVENTES
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Química apresentada a Universidade Vila Velha – UVV, como parte das exigências da Disciplina Laboratório de Química sob orientação da Professora Kirlene Fernandes.
VILA VELHA
18 DE NOVEMBRO DE 2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 1
OBJETIVO 2
PARTE EXPERIMENTAL: 3
MATERIAIS E REAGENTES 3
MÉTODOS 4
RESULTADOS 6
DISCUSSÃO 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
QUESTIONAMENTOS 11
INTRODUÇÃO
A extração líquido-líquido é uma técnica em que a solução aquosa é colocada em contato com um segundo solvente orgânico imiscível com o primeiro solvente, a fim de colocar a transferência de um ou de mais de um soluto para o segundo solvente.
As separações que se podem fazer são simples, limpas, rápidas, convenientes, em muitos casos a separação pode ser efetuada pela agitação durante alguns minutos, num funil de separação.
Esse tipo de extração é utilizado na química orgânica, para separação, purificação e concentração de certas substâncias de misturas que ocorrem na natureza. Esse método está baseado na propriedade física da substância: a solubilidade. A extração com solventes consiste basicamente na transferência de íons, específicos, de uma solução pouco concentrada para outra, mais concentrada.
Pode-se usar o método de extração com solventes para se extrair cafeína do café e das folhas de chá, essências aromáticas das flores ou o açúcar da cana de açúcar.
A extração é usada de muitas formas na química orgânica. Muitos produtos naturais orgânicos (substâncias químicas orgânicas existentes na natureza) estão presentes em tecidos animais e vegetais contendo alto teor de água. A extração desses tecidos com um solvente imiscível em água é útil