artes
Ampliar
Conheça doze deuses da mitologia grega12 fotos 1 / 12
Deusa da beleza e do amor, a grega Afrodite - identificada à Vênus dos romanos - teria nascido das espumas das ondas do mar. A cena inspirou diversos artistas, entre os quais o acadêmico francês Alexandre Cabanel. Seu ''Nascimento da Vênus'', acima, data de 1863. Saiba mais sobre essa deusa que, apesar de amorosa, era também muito vingativa Leia mais Reprodução
Deus do mar e dos lagos, Poseidon provocava as tormentas marítimas e comandava as ondas, além de poder abalar os rochedos costeiros com seu tridente. Também fazia as fontes aparecerem. No entanto, os rios não estavam sujeitos a ele.
Quando os mortais passaram a viver em cidades, os deuses entraram em disputa para serem os padroeiros das principais. No caso de Poseidon, a primeira disputa foi com Atena, para ver quem seria o patrono da cidade-Estado de Atenas. Enquanto Poseidon presenteou os habitantes com uma fonte na Acrópole, Atena lhes entregou uma oliveira, a que os atenienses preferiram, dando a vitória à deusa. Aborrecido, Poseidon provocou uma inundação na planície de Elêusis.
Poseidon também participou de uma competição a respeito de Argos, defrontando-se com Hera. Como a deusa vencesse a disputa, Poseidon amaldiçoou a cidade e secou todas as fontes da região. Porém, nesse meio tempo, chegou a Argos Dânaos e suas 50 filhas, as Danaides, e Poseidon se apaixonou por uma delas. A Danaide Amimone fez o deus perdoar a cidade e a água voltou a jorrar das fontes.
Juntamente com Apolo e com o mortal Éaco, Poseidon trabalhou na construção da muralha de Tróia, porém, como Laomêdon, o rei da cidade,