Artes
O Abstracionismo Informal é uma escola artística focada na criação livre. Essa arte está baseada no uso de cores e formas mais fluidas, descontraídas e despreocupadas. Os artistas do abstracionismo informal prezam pela liberdade de criação.
Esse movimento é uma critica ao contexto social e à sociedade moderna e industrial. O abstracionismo informal busca expressar sentimentos. O artista abstrato informal demonstra emoções e percepções.
O abstracionismo informal pode ser dividido em duas subclasses, o tachismo e o grafismo. No abstracionismo informal, as formas e cores retratam o puro sentimento. As paisagens da natureza são muito retratadas pelos artistas do abstracionismo.
O abstracionismo informal é contra a vida mecânica da sociedade moderna. Essa expressão artística luta contra todo o racionalismo. As obras desse movimento retratam as realidades do mundo interior do artista e toda a sua sensibilidade.
As obras do abstracionismo informal são luminosas e apresentam tonalidades delicadas quando falamos do abstracionismo informal sob o nome de abstracionismo lírico. Já quando expressa um sentimento de forma dramatizada, por meio de tonalidades carregadas e intensas, o abstracionismo informal recebe o nome de abstracionismo expressionista.
Um exemplo muito famoso dessa expressão artística é a obra do pintor Kandinsky.
Abstracionismo geométrico
A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata.
Abstracionismo Geométrico ou Formal, as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica.
Neoplasticismo, seu criador e principal