agrimensura
CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA
ROBSON FERNANDES MORO
JORGE LUIZ OLIVO
EDGAR PIACENTINI ROSSO
RESENHA
CRICIÚMA, MAIO DE 2014.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA
ROBSON FERNANDES MORO
JORGE LUIZ OLIVO
EDGAR PIACENTINI ROSSO
SIG NA GESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Trabalho apresentado à disciplina de SIG, ministrada pelo Professor NILZO.
Fase: Nona
CRICIÚMA, MAIO DE 2014.
1 SIG NA GESTÃO ILUMINAÇÃO PÚBLICA
A utilização de georreferenciamento da iluminação pública é possível através do desenvolvimento dos sistemas SIG (Sistemas de Informações Geográficas), que podem ser definidos como um sistema constituído por um conjunto de programas computacionais, o qual integra dados, equipamentos e pessoas com o objetivo de coletar, armazenar, recuperar, manipular, visualizar e analisar dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas conhecido (FITZ, 2008).
O SIG aplicado na gestão da iluminação publica tem o objetivo de garantir a eficácia de todos os recursos disponibilizados pela organização a fim de se atingir todos os objetivos pré-determinados, consiste também nos procedimentos necessários para a manutenção do parque de iluminação pública de forma satisfatória.
Muitos municípios ainda não possuem um levantamento do seu parque de iluminação pública, ou possuem um cadastro não atualizado adequadamente, isto acaba gerando dificuldades para o levantamento de materiais a serem utilizados na manutenção, além de ser mais difícil para a concessionária de energia elétrica fazer o levantamento de carga de iluminação pública e chegar ao total da energia consumida.
O software de gestão de iluminação pública permite a visualização do total de pontos luminosos cadastrados do Município. Uma dificuldade geralmente encontrada