Agrimensura
Topografia é a ciência aplicada cujo objetivo é mostrar no papel uma certa configuração de um terreno, a topografia permite representar em planta os limites de uma propriedade os detalhes de seu interior como cercas, campos cultivados, vales, córregos e etc. A topografia representa através de plantas com curvas de nível os relevos com todas as suas elevações e depressões, também nos permite conhecer a diferença de nível entre dois pontos seja qual for a distância que os separe, nos mostra também o volume de terra que será retirado ou colocado para que um terreno antes irregular, torne-se plano.
DIVISÕES DA TOPOGRAFIA
A topografia se divide em planimetria e altimetria: Planimetria – são grandezas sobre um plano horizontal essas grandezas são as distâncias e os ângulos, portanto, as distâncias horizontais e os ângulos horizontais para representa-lo teremos de faze-lo através de uma vista de cima e elas aparecerão projetadas sobre um plano horizontal. Altimetria – fazemos as medições das distâncias e dos ângulos verticais que, na planta, não podem ser representados (exceção feita às curvas de nível), por essa razão a altimetria são representados por um plano vertical, vista lateral, perfil, corte e elevação.
EQUIPAMENTOS AUXILIARES DA TOPOGRAFIA
Entre os equipamentos auxiliares para se efetuar os levantamentos topográficos incluem-se:
Balizas – são peças com 2m de altura, de seção octogonal, pintadas a cada 50 cm em duas cores contrastantes (vermelho e branco) e tendo na parte inferior um ponteiro de ferro para auxiliar na fixação no terreno.
1
Fichas – são peças de ferro, de seção circular com cerca de 40cm de altura, são pontiagudas na extremidade inferior, para cravação no solo e na extremidade superior possui uma cabeça circular ou triangular, são pintadas com cores vivas para melhor visualização. As fichas compõem grupos de 5 ou 10, em argola de ferro, onde são enfiadas pela extremidade superior
2
Corrente de agrimensor –