o que é ser pedagogo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta como tema principal o pedagogo, sua definição e sua função, não somente no âmbito escolar, como em outras áreas. Como especialista em educação, deve estar sempre atento e apto as mudanças, que estão atreladas as transformações do mundo contemporâneo.
2 DESENVOLVIMENTO
O termo pedagogo surgiu na Grécia Clássica; é preceptor, mestre, aquele que conduz. Era o servo ou escravo responsável em conduzir e acompanhar as crianças. Em Roma, era o mestre encarregado da educação no lar. Com o desaparecimento da escravatura, o pedagogo, antes escravo, passou a ser sinônimo de Mestre-escola. (HOLTZ, 2008).
No Brasil, a história da educação começou já na colonização, com os jesuítas, que vieram junto com os colonizadores, sendo os responsáveis em catequizar os índios.
Em toda a história da educação via-se no pedagogo a responsabilidade de ensinar as crianças, com ênfase no ensino escolar. O curso de Pedagogia necessário para formação desses profissionais. Até hoje se tem esta idéia. Entretanto, conforme Libaneo (2001), esta idéia de pedagogo e pedagogia é muito “simplista e reducionista”, sendo que ela se ocupa de forma mais global, como todo o processo educativo, com maneiras e métodos de ensinar.
A pedagogia é a ciência “da e para a educação” teoria e prática (SCHIMIED-KOWARZIK, 1983 apud LIBANEO, 2001). Pedagogia é:
O campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação – do ato educativo, da prática educativa como componente integrante da atividade humana, como fato da vida social, inerente ao conjunto dos processos sociais. Não há sociedade sem práticas educativas. (LIBANEO, 2001)
Todavia, não se pode dizer que a educação provém somente do profissional formado em pedagogia. Libaneo