fisio preventiva
A cervicobraquialgia ou neuralgia cervicobraquial (NCB) pode definir-se como um quadro de dor que afecta a coluna cervical e o membro superior, podendo a localização da dor variar de acordo com o local que origina o problema. As causas da NCB podem ser variadas, e a dor pode ter origem a nível de diferentes estruturas da coluna cervical sendo referida para o membro superior através de estruturas somáticas ou através de mecanismos neuropáticos que envolvem os nervos espinhais cervicais. Estas estruturas somáticas podem incluir os músculos cervicais, articulações interapofisárias ou uncovertebrais e os discos intervertebrais. A dor irradiada ao longo do membro superior é frequentemente derivada de um tronco ou raiz nervosa. Consideramos a verdadeira cervicobraquialgia aquela que geralmente surge de uma irritação das raízes nervosas cervicais baixas, em especial de C5, C6, C7 e C8.
Estudos realizados estimam que as NCB afectam entre 12 a 34% da população mundial, verificando-se que o quadro de dor cervico-braquial é mais prevalente do que a dor isolada na coluna cervical. Dados apontam ainda para uma taxa de recorrência para um novo episódio de 32%, num espaço de 4,9 anos após o episódio anterior.
De forma geral, os sintomas mais frequentes que caracterizam uma NCB são a dor na coluna cervical a ao longo do ombro e de um membro superior, restrição dos movimentos da coluna cervical, sensações anormais no membro superior como formigueiros, sensação de queimadura, diminuição da sensibilidade táctil ou encortiçamento e diminuição da força de alguns músculos do membro superior podendo afectar a destreza de movimento. A NCB pode ainda associar-se em alguns casos a sintomas da esfera cefálica como tonturas, vertigens, dores de cabeça e alterações da visão.
O inicio da manifestação de uma crise de NCB pode ser muito variável, podendo instalar-se de forma lenta e progressiva ou de forma repentina. Em cerca de um terço