atividades fisica e doencas cronicos degerativas
Lucas Camprigher d’Utra
Rafael de Almeida Coelho
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PÚBLICA
SALVADOR – BA
2013
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PÚBLICA
Trabalho feito como parte do componente avaliativo e curricular da matéria Saúde pública I, ministrada pelo Professor Cristiano Pitanga, ao curso de Educação Física pelo Centro Universitário Jorge Amado.
SALVADOR – BA
2013
Sumário
Introdução ----------------- 04
Discussão ------------------ 05
Conclusão ------------------ 07
Referência ------------------ 08
Introdução
Os campos da saúde pública tem como objetivo curar e prevenir patologias, além de promover a saúde e aplicar os seus conceitos de forma a melhorar o estilo de vida e desenvolvimento de toda população. O diagnóstico e tratamento de doenças têm e sempre terão papel fundamental na saúde coletiva, mas atualmente o campo da medicina preventiva tem ganhado muito espaço, adquirindo papel fundamental no controle epidemiológico. É justamente aqui que o profissional de Educação Física pode estar inserido no campo da saúde pública. O educador físico pode atuar diretamente em diversos programas da saúde e saúde preventiva, como Saúde da Família, Mais Saúde, Academia da Saúde entre outros. Passando informações, prestando serviços de conscientização e acompanhando grupos, mostrando a importância da atividade física como forma de ter uma vida melhor, e prevenir inúmeras patologias. Cumprindo dessa forma o objetivo da saúde pública, promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Discussão
A prevalência do sedentarismo na população brasileira vem aumentado drasticamente nos últimos anos, e é sabido que a inatividade física possui uma grande relevância como fator de risco, quando falamos de doenças crônico degenerativas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o sedentarismo traz malefícios a saúde, em proporções