Artes
Henri-Marie-Raymonde de Toulouse-Lautrec-Monfa
Thiago de Deus Rodrigues
Prof. Heleuza Carrilho Tuka de Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Artes Visuais (Art 160 )
17/07/2014
RESUMO
Este trabalho trás o relato de um artista que seria reconhecido por retratar a vida boêmia e sua degradação, foi no início de sua vida um nobre herdeiro de uma linhagem aristocrática, ele nasceu em 1864, no sul da França. Filho de Adèle-Zoé e Alphonso-Charles que escolheu um nome para homenagear o conde de Chambord, último pretendente legítimo ao trono da França, a quem alguns já chamavam de Henrique V. Vamos conhecer um pouco da história de Henri-Marie-Raymonde de Toulouse-Lautrec-Monfa. Veremos então a história desse trágico neo- impressionista e fascinantes detalhes de sua artes
Palavras-chave: Toulouse; Henri; Monfa; Impressionista
INTRODUÇÃO
Iremos juntos descobrir a história de um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida bôemia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade das suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Filho mais velho do Conde Toulouse-Lautrec-Monfa, eu deveria herdar o título, falecendo antes do pai.
Quem foi Lautrec :
Nascido na nobreza, herdeiro de uma linhagem aristocrática francesa, seu pai era o Conde Alphonse de Toulouse-Lautrec-Monfa,e sua mãe Adéle Tapié de Céleyran.Seus pais queriam que o filho seguisse com esmero o mesmo caminho nobre de toda a sua família, tanto materna quanto paterna.
Toulouse-Lautrec sofria de uma doença