artes
Não se sabe ao certo a data nem o local em que nasceu o maior poeta português mas estima-se que este tenha nascido por volta de 1525 em Lisboa ou em Coimbra filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo.
Acredita - se que terá estudado na Universidade de Coimbra mas em 1942 terá abandonado os estudos para integrar a corte de D. João III onde permaneceu até 1945 conquistando a fama de poeta.
Cumpriu serviço militar e em 1947 lotou em África contra os celtas e em combate perdeu o seu olho direito.
Em 1952 já em Lisboa feriu um funcionário da corte e foi preso, depois é libertado quando promete exilar-se na Índia. Em 1553 já na Índia faz algumas expedições militares. Fixou - se em Goa e escreveu grade parte dos lusíadas. Sendo que 1554 integrou a Armada de D. Fernando de Meneses. Em 1956 vai para China em mais expedições militares onde continuou a escrever a sua obra e onde conheceu uma das suas (muitas) amadas, que morreu num naufrágio.
Em 1560 volta a Goa e em 1562 é novamente preso por dívidas sendo depois libertado pelo Vice-rei, D. Francisco Coutinho. Camões volta a Lisboa em 1570 depois de ter estado em Moçambique já com os manuscritos d’ Os Lusíadas que foram publicados em 1972 com a ajuda do rei D Sebastião.
Camões morreu no dia 10 de junho 1580 sendo que nos ultimos anos viveu bastante pobre sobrevivendo apenas com um pagamento de 15000 reais anuais pelo rei D. Sebasteão. As suas cinzas estão actualmente no Mosteiro dos Jerónimos.
A comemoração do dia da sua morte, é actualmente relembrado como o “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, sendo feriado nacional.