Fichamento - História do Capitalismo - de 1500 até nossos dias - Michel Beaud
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
MICHEL BEAUD, HISTÓRIA DO CAPITALISMO - de 1500 até nossos dias
CAPÍTULO 1 - A LONGA MARCHA PARA O CAPITALISMO
FICHAMENTO
P.18 - 19 -"a "longa marcha" para o capitalismo, processo complexo onde se imbricam a formação de burguesias (mercantis e bancarias), a afirmação do fato nacional e a constituição dos Estados modernos, a ampliação das trocas e a dominação em escala mundial (...) e a emergência de novas mentalidades. "
Características do feudalismo são rapidamente apresentas assim como a ideia de que ao mesmo tempo que o feudalismo se forma ele se decompõe e dá início a "longa marcha" para o capitalismo que e constituida de duas etapas, a conquista da América e a ascensão das burguesias
P. 19 - 20 - "Capitais, mercadorias mais abundantes, navios e armas: eis os meios do desenvolvimento do comércio, das descobertas, das conquistas."
As cruzadas são colocadas como um importante fator na constituição da riqueza e como possibilitadoras da consolidação do comércioe dos bancos.
Formação de impérios de forma imoral e busca pela autonomia sobre o papa. A reforma, principalmente com as ideias de Calvino, abala a moral da Idade Media.
O grande objetivo da época é chagar à riqueza.
P.20-22 - "mais de três milhões de homens haviam desaparecido nas ilhas, massacrados na guerra, enviados como escravos para Castela ou esgotados nas minas ou por outros trabalhos"
Mostra que Colombo habitou a América sobre o pretexto de proteger e converter ao cristianismo o povo que ali vivia. Narealidade, o que realmente buscava era a posse de riquezas que foram encontradas. Ainda nesse contexto, a conquista do território dizimou os povos indigenas.
P.22-23 - "Ao mesmo tempo que os metais se tornam mais abundantes, os preços sobem"
A medida que a quantidade de metais aumentava, junto com ela, subiam os preços. Em contra partida, os salarios não cresciam na mesma proporção e tal fato levou ao