artes visuais afro brasileira
Disciplina: História e cultura Afro-brasileira
HISTÓRIA
A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial.
Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnifica arte afro-brasileira.
A fraca presença do negro brasileiro nas artes visuais contemporâneas, em flagrante contraste com o período do barroco. Convencionou chamar de “arte primitiva”, uma arte adequada ao lugar que era permitido ao negro na sociedade brasileira. Em uma revista, em 1966, das 298 fichas bibliográficas de artistas brasileiros, 16 eram negros.
Os produtos artísticos africanos apresentavam: - O retrato do negro no Brasil;
- Culto á religião;
- Festas folclóricas africanas;
- Guerras;
MÁSCARAS
As "máscaras" são as formas mais conhecidas da plástica africana. Constituem síntese de elementos simbólicos mais variados se convertendo em expressões da vontade criadora do africano, para absorver as forças vitais dos mortos, ou para celebrações em festas.
ESCULTURAS
A escultura em madeira é a fabricação de múltiplas figuras que servem de atributo às divindades, objetos que denotam poder e também esculturas de mulheres com seus filhos representando a fertilidade.
TECIDOS
Os tecidos serviam para marcar ciclos de vida, como moeda de troca, para vestuário e decoração.
PINTURA
MANUEL DA CUNHA (1762-1809)
É o único pintor que se conhece ter iniciado a sua carreira na condição de escravo e comprado a alforria com o produto de sua arte. Nascido e falecido no Rio de Janeiro, conseguiu, depois de livre, completar os seus estudos em Lisboa, dedicando-se à pintura e escultura.
ALEIJADINHO
Um dos mais conhecidos artista barroco brasileiro, nasceu da relação entre um arquiteto português e sua escrava. Sendo alforriado pelo