artes graficas
História das artes gráficas e sua gama de formas Vanessa Manoeli Da Luz
Professora: Patrícia Monica Moretti
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais Turma ART- 125 Disciplinas: Arte e novas tecnologias
22/11/2013
RESUMO
Tendo seu inicio na arte rupestre a arte gráfica passou por vários avanços no decorrer dos tempos, e seu auge foi atingido no século XX com a invenção do computador, seus programas como o software não param de evoluir até hoje cada dia se descobre algo novo, facilitando a vida de pessoas que trabalham fazendo uso da criatividade. A arte gráfica em si é um processo técnico que utiliza-se de textos e imagens para passar conceitos ou idéias, tem o objetivo de informar ou entreter, podendo ser através da musica, do cinema, teatro, etc. Ela serve para expressar emoções, histórias e culturas. A arte gráfica na atualidade pode-se dizer que é a atividade que mais se dissemina no mundo.
Palavras chaves: Técnica, arte, informar, atividade.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar de forma clara o contexto histórico das artes gráficas e sua gama de formas, dentre elas vamos abordar a caligrafia, o desenho, tipografia, litografia, pintura e impressão off set, seu surgimento, suas utilidades dentro do universo das comunicações e suas evoluções através dos tempos.
DESENVOLVIMENTO
A humanidade desde os tempos primórdios teve a necessidade de se comunicar para poder viver melhor, provavelmente as primeiras formas de comunicação foram a mímica e a imitação, até mesmo antes do homem aprender a falar já existia a comunicação através de desenhos e pinturas deixados nas pedras, as chamadas pinturas rupestres. Segundo Kochanski e Lopes: “A ate rupestre, também conhecida como pintura rupestre ou gravura é o mais antigo tipo de arte da história. Ela tem grande importância pelo fato de retratar hábitos e cultura de povos antigos. A base