Artes Cenicas
ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS
ROBERTA CHAVES LOPES
JOGOS TEATRAIS E TEATRO-FÓRUM NO DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM COCALZINHO DE GOIÁS
Goiânia
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho de conclusão de curso está organizado em três capítulos, apresenta uma perspectiva a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido no decorrer do ano de 2013, abarcando possíveis contribuições, limites e desafios colocados pela pratica do método do Teatro do Oprimido em intervenções pedagógicas escolares no ensino fundamental II.
Como estudante do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas no processo de estágio supervisionado, venho refletindo sobre os conteúdos e as metodologias presentes no contexto escolar no que tange a área de teatro. Sendo professora da rede pública estadual há 10 anos, venho observando como a indisciplina escolar reflete no processo de ensino – aprendizagem, nas relações sociais e afetivas. Na disciplina de estagio supervisionado pude apresentar um teatro que conduz a reflexão e ao engajamento social, para isso tive como foco e metodologia de trabalho a obra de Augusto Boal e mais precisamente o Teatro do Oprimido e os Jogos Teatrais.
A partir disso veio à motivação de construir meu trabalho de conclusão de curso tendo como objetivo a vida e obra de Augusto Boal e de que maneira os Jogos Teatrais podem de alguma forma minimizar a indisciplina no ambiente escolar ou pelo menos fazer com que os alunos reflitam e se sensibilizem sobre a indisciplina e a partir disso despertem uma consciência dos atos que os levam a praticar esse comportamento que na maioria das vezes é inadequado.
No decorrer do curso de Licenciatura ao estudar os Jogos Teatrais de Boal, algumas questões me levaram a pensar em uma forma de solucionar ou pelo menos