Arte
Em 1500 os portugueses chegaram no Brasil se depararam com os índios que ja tinham sua própria arte: a arte dos rituais.
Os portugueses começaram a colonizar o Brasil, José de Anchieta um padre jesuíta que começou a catequizar os índios.
Os colonizadores queriam que os índios trabalhasem para eles, mas isso não deu certo; então foram até a Africa e trouxeram os negros como escravos. Isso gerou uma mistura de cultura e raças.
Com o tempo criou se escolas para os filhos dos colonos e etc. Surge também o barroco um estilo artistico que teve como o artista mais conhecido Alejadinho, o barroco no Brasil teve influencias europeias, na arquitetura sua principal característica é o rococó.
Em 1808 D. João VI e a familia real vieram para o Brasil fugindo de Napoleão. Com a chegada de D. João VI, ele introduziu a cultura no país trazendo artistas franceses para o Brasil, que se chamou missão francesa que fortaleceu o neoclassico (tem influencia da grecia e roma) trazendo linhas retas e colunas na arquitetura.
Aparece o primeiro ensino da arte. Então existiam a escola que tinha um ensino formal (teoricos) e os modernistas com seus ateliês de arte.
Os professores sentiram que na escola estava faltando alguma coisa que tinha na arte, então decidiram integrar a educação com a arte, porém ainda havia uma distinção. Surge então a educação artistica, o teatro aplicado a educação e a serviço das outras disciplinas.
Por fim surge o teatro educação que valoriza o teatro como teatro.
Universidade Anhembi Morumbi
Arte - educação no Brasil – resumo
Nome: Carolina de Fatima Batista Silva
R.A: 20330320