arte
Jesus lava os pés dos discípulos - Jo 13,1-15
Personagens:
Narrador (N1) –
Narrador (N2) –
Pedro –
Jesus –
Discípulo –
N1 – No 13º capítulo do seu Evangelho, João fala sobre Jesus fraco, pequeno, que terminará sendo condenado e morto na cruz como um blasfemador, um fora da lei ou um criminoso. Até então, Jesus parecia tão forte, havia feito tantos milagres, curado doentes, ordenado que o mar e o vento se acalmassem e falado com autoridade para os escribas e os fariseus. Ele parecia ser um grande profeta, quem sabe até o Messias.
N2 – O Deus do poder estava com Ele. Uma multidão de pessoas estava começando a segui-lo e esperavam que Ele os libertasse dos romanos, resgatando assim, a dignidade do povo escolhido.
N1 – O tempo da páscoa estava próximo. A multidão e os amigos dele pensavam: "Será que Ele vai se revelar na páscoa? Então, todos acreditarão nele." Todos esperavam que algo extraordinário acontecesse. No entanto, em vez de fazer algo fantástico, Jesus tomou o caminho oposto, o da simplicidade.
N2 – Este processo de humilhação teve início quando o Verbo se fez carne no seio da Virgem Maria, e continuou visível para os discípulos no lava-pés. Terminará com a agonia, paixão, crucifixão e morte.
N1 – Antes do dia da festa da Páscoa, Jesus já sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo ao Pai e ele amou aos seus, que estavam no mundo, até ao extremo.
N2 – O Diabo já havia posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, a idéia de trair Jesus. Jesus sabia que o Pai lhe tinha dado todo o poder. E sabia também que tinha vindo de Deus e ia para Deus.
N1 – É durante a ceia que Jesus lava os pés de seus discípulos em uma atitude de humilhação, fraqueza, súplica e submissão. De joelhos ninguém pode se mover com facilidade nem se defender.
Neste momento Jesus se levanta tira o manto pega uma toalha coloca água na bacia e se ajoelha em frente aos seus discípulos e começa a lavar seus pés.