Arte
Petra Maria Schauff Mendes; Universidade Estadual de Maringá
Referência da obra:
LIPOVETSKY, Gilles. O império de efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: SCHWARCZ, 2007.
Biografia de Gilles Liposvetsky:
Gilles Lipovetsky nasceu em Paris em 1944, é um importante filósofo francês, professor de filosofia da Universidade de Grenoble. Foi ativista dos movimentos que culminaram no maio de 1968, teve participação importante na reformulação do ensino de filosofia na França e, atualmente, trabalha para o programa europeu de unificação escolar.
Autor de vários livros, sendo alguns deles considerados clássicos contemporâneos, como A Era do Vazio, O Crepúsculo do Dever e Império do Efêmero.
Teórico da Hipermodernidade, Lipovetsky é um especialista em pós-modernidade. Volta-se para o estudo dos fenômenos das aceleradas modificações sociais característico da era contemporânea, assunto que apresenta grande abordagem em seus livros. Para ele, essa cultura pós-modernista apresenta um predomínio do individual sobre o universal e uma diversificação extrema da conduta e dos gestos.
Resumo:
Segundo Lipovetsky, a moda não existia anteriormente ao século XIV. Desde os primitivos, as sociedades eram hiperconservadoras, pois seguiam as tradições de seus ancestrais, que eram passadas de geração em geração, por isso as normas e costumes não se alteravam. Havia uma valorização da continuidade social, fazendo com que houvesse uma imobilidade e isso impedia o aparecimento da moda.
A partir da metade do século XIV os vestuários femininos e masculinos começaram a sofrer mudanças muito notáveis, sendo trazidas de uma lógica estética autônoma. Após esse momento as mudanças começaram a acelerar, a sociedade começou a buscar no vestuário o prazer, a novidade e o individualismo. Isso gerou o surgimento da moda, que se caracteriza por uma mudança incessante na estrutura do vestuário e em suas formas gerais.
A moda trouxe