Resumo ethos mundial
Um consenso mínimo entre os humanos.
(Leonardo Boff)
Resumo.
Ethos Mundial, do teólogo e filosofo Leonardo Boff, traz à discussão conceitos relevantes no sentido da criação de uma unidade planetária, de uma visão unificada do planeta Terra como um grande organismo vivo e centro de toda a energia, a qual denomina Gaia.
Neste sentido, propõe a discussão de uma teoria ética mundial, um Ethos, baseado nos diversos conhecimentos humanos e capa de minimizar o processo de destruição imposto pelos seres humanos ao nosso planeta, gerando uma nova postura global de interação entre seres humanos e o grande ambiente, a Terra. Busca trabalhar conceitos de Ética e Moral, através de uma visão planetária, trabalhando dentro de um ambiente só, dois pensamentos distintos, o da burguesia e o do proletariado, com suas diferenças impactantes de conceitos, porém sem ditar uma norma geral como sendo certo ou errado em qualquer um deles.
Assim, saindo da distinção destes dois conceitos, propõe uma ética mundial, universal, capaz de abranger conceitos como justiça social, respeito à natureza, democracia, política e religião entre outros ramos de conhecimento capazes de fundamentar um principio básico para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Traz ainda uma breve descrição da Carta da terra, proposta na ECO92, no Rio de Janeiro, e que mais tarde se consolidou como um documento universal, composto de princípios imprescindíveis para um desenvolvimento ótimo do planeta Terra.
A obra induz a uma reflexão sobre o estagio de desenvolvimento da Terra e chama a atenção para dificuldades que o planeta vai encontrar caso não sejam revistos os métodos utilizados para obtenção deste desenvolvimento, e propõe a união de esforços em prol de uma humanidade mais justa, solidária e em