Cadeias e teias alimentares
MINEIRO – CAMPUS ITUIUTABA
Curso Técnico de Nível Médio em Agroindústria
3º Ano – Integrado
Disciplina: Biologia
Professora: Júnia
Cadeias e Teias Alimentares
Laura Rocha Batista
Maria Paula da Silva
Ituiutaba-MG
Agosto/2012
Cadeias e teias alimentares
As cadeias alimentares, ou cadeias tróficas, são sequencias de eventos consecutivos de relações de alimentação de um grupo de organismos por outros, formando níveis tróficos, que englobam os produtores, consumidores e decompositores.
Em uma comunidade, o conjunto de cadeias alimentares interligadas forma uma teia alimentar, que se completa com os decompositores quebrando e oxidando matéria orgânica para obter energia e devolvendo ao ambiente sais minerais que serão reaproveitados pelos vegetais.
O componente biótico de um ecossistema relaciona-se entre si e estipula níveis para essas relações. Podemos, então, classificar os seres vivos de acordo com as funções específicas que desempenharão dentro de um ecossistema.
Níveis Tróficos
1.O conjunto de indivíduos que se nutre no mesmo patamar alimentar, ou seja, alimentam-se basicamente dos mesmos nutrientes e estão colocados em um mesmo nível trófico.
2.Os produtores estão colocados no 1.° nível trófico.
3.Os consumidores primários, aqueles que se alimentam dos produtores, são herbívoros e constituem o 2.° nível trófico.4.Os consumidores secundários compõem o 3.° nível trófico, sendo os carnívoros.
5.Após esses, existe o 4.° nível trófico, e assim por diante.
6.Os decompositores ocupam sempre o último nível da transferência de energia, formando um grupo especial que degrada tanto produtores quanto consumidores.
Importância de se conhecer as cadeias alimentares
Justifica-se pela possibilidade do uso natural de animais ou plantas a fim de controlar ou equilibrar o ecossistema, de forma a evitar o uso de pesticidas e de quaisquer outras formas artificiais que possam