Arte
1.1 - INTRODUÇÃO
O trabalho elaborado é sobre uma empresa de origem familiar da cidade de Bauru, cuja fundação se deu em março de 1999, atuando na comercialização de suprimentos para comunicação visual.
A empresa não possui planejamento estratégico sobre o mercado de atuação, o que acabou prejudicando sua solidificação em um mercado cada vez mais competitivo e criativo, aliado às diversas crises econômicas e momentos políticos que proporcionam especulações negativas.
Buscando um atendimento de melhor qualidade e o acompanhamento das necessidades crescentes dos clientes bem como a criatividade da concorrência, no início do ano de 2001 foi implantada a área de telemarketing.
O telemarketing é uma excelente ferramenta de venda em sua maior expressão, proporcionando divulgação da marca da empresa, produtos e segmentos em que a empresa atua, mantendo estreito o relacionamento com clientes e fornecedores em geral, inovações, mudanças e melhorias.
Através do telemarketing a empresa buscou simplesmente acompanhar e analisar o mercado sobre a ótica do cliente externo, proporcionando subsídios através das informações que são absorvidas durante os contatos feitos diariamente.
Na realidade, o comércio telefônico é um tema tão efervescente dentro do comércio entre as empresas, na atualidade, aparecendo nos últimos anos repetidas matérias das principais revistas de negócios.
Com isso, no primeiro momento, tinha-se grande expectativa sobre os resultados esperados, observando-se, inclusive, melhoras no fator relacionamento pessoal. Cabe salientar que as reclamações aumentaram, pois além da situação precária anterior, estabeleciam-se novas e crescentes expectativas nos clientes, porém não sendo cumpridas.
A ferramenta telemarketing possui escassez de literatura no Brasil, sendo um assunto relativamente novo em nosso contexto, pois muitas vezes, em função do dia-a-dia das empresas, sua implantação não é estudada e planejada de maneira