Arte G Tica Trabalho
No século XII tem início uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para as cidades e apareça a nova burguesia urbana. A cidade será renovadora dos conhecimentos, da arte e da própria organização social.
No século XII começam a aparecer as primeiras mudanças que conduzirão uma revolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios.
No século XVI essa nova arquitetura foi chamada desdenhosamente de gótica, devido a aparência tão bárbara que poderia ter sido criada pelos godos, povo que invadiu o Império Romano e destruiu muitas obras da antiga civilização romana.
Mas tarde, o nome gótico perdeu seu caráter depreciativo e ficou definitivamente ligado a arquitetura dos arcos ogivais.
As características da arquitetura são:
A entrada, diferente da românica, que possui apenas um portal, enquanto a gótica possui três portais que dão entrada para o interior da igreja;
Todas as igrejas do século XII e XIV têm a rosácea, uma janela redonda encontrada no portal central;
Tudo é voltado para o céu, para Deus, por exemplo, as torres que possuem pontas agulhadas;
Os arcos góticos ou ogivais permitiram a construção da abóbada de nervuras, assim como os pilares, que proporcionaram paredes menos grossas para suportar a estrutura. Com a utilização desses arcos as igrejas puderam ser mais altas;
Uso dos vitrais;
Os tímpanos eram trabalhados minuciosamente com esculturas que narravam histórias e as colunas eram outro fator que atraía a atenção de um visitante;
Uso do arcobotante, arcos que transmitem o peso de uma abóbada para os contrafortes externos.
A arquitetura expressa a grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas.
A nova maneira de construir apareceu pela primeira vez na França, na edificação da abadia Saint- Denis, por volta