Oficial Relat Rio M Todos De Separacao
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE UMA AMOSTRA DESCONHECIDA
Alunos:
Camila Fernanda Silva
Érica Souza e Silva
Luiz Henrique Ferreira de Arruda
Rodrigo Gamero Martineli
Turma: EAL / EAM 141N
Curso: Engenharia Ambiental
Disciplina: Química Analítica
Prof. Ana Carla Stieven
Várzea-Grande-MT
07/04/2015
Resumo
Técnicas para separação de substancias e misturas, principais métodos utilizados no processo, e determinar a densidade de uma amostra desconhecida.
Introdução
Os métodos de separação de misturas são fundamentais para laboratórios, indústrias e até mesmo no nosso cotidiano, em certas ocasiões é necessário separar as misturas até que cada substancia fique o mais próximo de ser pura. O conjunto de separação de misturas pode ser chamado de desdobramento da mistura, fracionamento da mistura ou análise imediata da mistura. Alguns dos principais processos para a separação de misturas são:
Decantação
O princípio fundamental para sabermos se é possível separar uma mistura por decantação, é ter a certeza de que a densidade de seus componentes que formam a mistura heterogênea não apresente o mesmo valor. Para separar dois líquidos imiscíveis (que não se mistura) de densidades diferentes, temos que utilizar um funil de separação, também chamado de funil de decantação ou funil de bromo. Ao colocarmos a mistura neste funil, temos que esperar o líquido mais denso se separar do menos denso, com isso podemos abrir a torneira de forma cautelosa e esperar somente o líquido mais denso escorrer, ate que o próximo líquido de menor densidade se aproxime da torneira, para então fechar a torneira concluindo a separação.
Filtração
O processo de filtração serve para separar misturas heterogêneas, de um sólido disperso em um líquido ou em um gás. Exemplos desse processo no cotidiano é a utilização no coador de café, que retém suas partículas sólidas, e o aspirador de pó, que filtra o ar retendo a poeira em uma bolsa de pano. Em