Arte e Religião
O objetivo do nosso trabalho é falar sobre a arte e religião do período Barroco. O barroco foi um estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII. Iniciou-se na Itália e difundiu-se pelos países católicos da Europa e da América e em uma forma modificada atingiu também as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. A relação entre a arte Barroca e a religiosidade é que foi graças à religião que a arte Barroca se desenvolveu. Após o período do Renascimento e as reformas religiosas de Lutero e Calvino, a Igreja católica foi perdendo seu poder, pois a força da razão libertava o homem do autoritarismo imposto pela religião. Para reconquistar seu prestígio e poder, a Igreja Católica organizou a Contrarreforma, com a intenção também de reafirmar e difundir sua doutrina, daí então, nasce a Arte Barroca.
Arte Barroca e suas características:
A arte barroca é uma forma de expressão densa, rebuscada, detalhada, sinuosa, dramática e impactante já á primeira vista. A arte Barroca foi impactante, pois expressou as ideias e os sentimentos dos artistas. Seus temas geraram encantamento, o apelo visual das obras Barrocas era muito forte e real, com isso suas construções combinaram para expressar uma nova concepção de mundo. O barroco servia para extasiar e conquistar o fiel.
Na pintura: Era diagonal, usava-se muito o contraste do claro e escuro como expressão de sentimentos, pois a luz dá a intensidade do drama à cena, destacando os elementos mais importantes. Existia dinamismo, movimento na composição. Representavam a aparência real do objeto, a textura da pele, dos tecidos, da parede, etc.. Tinham perfeição na técnica da representação do corpo humano e o volume era muito bem representado devido á gradação de cor, de luz e sombra.
Obra: Nossa Senhora da Conceição, pintura realizada por Manuel da Costa Ataíde no teto da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG).
Na arquitetura: Era frequente o uso das