ARTE E DESIGN
CURSO TÉCNICO de DESIGN de INTERIORES
ARTES VISUAIS E MOBILIARIO
ARTES E DESIGN
Dezembro 2014
Aluna: Nessandra Cordeiro
Assunto: ARTES E DESIGN
Questões:
1- Em sua opinião, quais relações podem ser estabelecidas entre a arte e o design? Há uma linha muito tênue entre arte e design, que se fundem de acordo com a capacidade do design em fazer uma peça que então poderá ser chamada de obra de arte, ou da utilidade que o artista da a sua obra de arte.
O design, a meu ver se sustenta na base do utilitário, ele cumpre sua função e é este o papel que deve desempenhar, embora unindo a arte a este papel torne a estética do produto mais agradável, e atrativo, atendendo a demanda do consumidor final.
Basicamente seu desenvolvimento criativo acontece a partir de um pedido ou necessidade comercial por um produto, portanto acontece de fora pra dentro. O Artista por sua vez é um tanto mais “egoista” e sua obra por vezes é criada de dentro pra fora, sendo uma manifestação de seus pensamentos ou ideias a respeito de um assunto ou mesmo a necessidade criativa de exteriorizar em forma de pinturas, crônicas, músicas etc.. Ele não tem como base o utilitarismo, embora alguns gostem desta ideia e imprimam sua criatividade dentro do universo do design de produto principalmente. 2. Segundo Sergio Rodrigues, “O verdadeiro designer é criador de tendências, não as segue”. Você concorda com tal afirmação? Justifique.
Não necessariamente, tendência é nada mais do que se antecipar a algo que esta por vir, que tende a agradar ou fazer parte de um universo maior de pessoas ou de um grupo de pessoas.
Neste caso, pra eu ser um verdadeiro design é saber interpretar as características, necessidades do seu público alvo, seus desejos e expectativa e procurar satisfazê, fatalmente este design seguirá algumas tendências por opção ou não, pois o mercado reproduz o que tende a ser mais amplamente