Arte a favor do meio ambiente
A arte é uma forma de pensamento, uma forma de ver e perceber o mundo. Nesse sentido, a arte pode ter um poder de transformação incrível, pois estimula nas pessoas o desenvolvimento de uma consciência crítica e senso, promovendo a reflexão e análise sobre vários temas e aspectos sociais. Usando desse poder da arte, podemos trabalhar a conscientização de pessoas a favor do meio ambiente.
Analisando as imagens abaixo de algumas obras, encontramos a discussão de questões ambientais em seus propósitos, como visto nas figuras 1 e 2.
Figuras 1 e 2. Arte Ambiental na Finlândia. Marcas na Floresta, artista: Lea Turto.
A imensa variedade de novas formas de se expressar a arte possibilita uma grande variedade de novas formas de debater as questões do mundo contemporâneo, incluindo a temática ambiental, vejamos as imagens 3, 4 e 5.
Figura 3. Exposição de Eduardo Srur.
Figura 4. Inhotim – Minas Gerais.
O termo ‘meio ambiente’ não pode ser considerado apenas no sentido de local a ser preservado e respeitado a fauna e flora e suas interações. É muito mais que isso, é necessária uma visão mais profunda, considerando o ser humano como participe do meio, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência.
Muitos artistas consideram esta interação do homem no meio ambiente, diante disso, produzem obras de arte onde demonstram sua beleza e incorporam ali a ideia da necessidade de mantê-lo preservado. Muitos realizam verdadeiros protestos com a arte a favor do meio ambiente, como nas figuras 5 e 6.
Figura 5. Estrela em areia suja.
Figura 6. Uma artista francesa enfiou ganchos na pele para ficar pendurada em uma loja de cosméticos nesta quinta-feira, em Paris, em prol do fim da matança de tubarões.
Figura 7. Em protesto contra os transgênicos, ativista do Greenpeace caminha por campo em que foram fincadas 200 estacas com cartazes que imitam