Arte tradicional turca Ebru
358 palavras
2 páginas
Ebru é uma das artes clássicas e tradicionais turcas. É uma técnica de pintura que é feita na superfície da água. O grande mestre de Ebru BARUTÇUGİL(2007, p. 13), sobre surgimento da arte Ebru disse que: Ebru provem da palavra persa EBR ou da palavra EBRE da lingua Çağatay que é uma das linguas faladas antigamente pelos turcos.Significa da palavra Ebri “como nuven” ou palavra Ebru “rosto de água”.No século XVI, através da rota de seda foi trazido para irã e depois para os Otomanos. A arte Ebru foi bastante desenvolvida pelos Otomanos e foi mescladas com outras artes tadicionais turcas como hat (arte de caligrafia) e tezhip (arte de enfeite nas páginas dos livros.
Nos séculos XVIII interesse dos europeus pelos Otomanos levou esta arte para Europa. Alias, nenhuma das artes típicas turcas teve tanto sucesso no Europa como a arte Ebru. Na Europa ficou conhecida como papel turco ou papel de mármare turco. No decorrer dos tempos foi se espalhando pelo continente américano. Em cada país foram utilizadas diferentes materiais. No século XIX o Ebru perdeu seu brilho. No início do século XX o descobrimento da aplicação de flores no Ebru, fez com que se popularizasse novamente.
Como várias outras artes islámicas, o Ebru também foi desenvoluida nas escolas religiosas da época. Nessas escolas, a arte Ebru foi considerada como um meio de ensino espritual com objetivo de descobrir os segredos do universo, de si de mesmo e de conhecimento da personalidade do artista. Pois, as técnicas eram transmitidas do mestre para o aluno de um modo muito individualizado. Hoje Ebru é considerada uma arte plástica e arte abstrata. Além de algumas pessoas curiosas que usam alguns materiais químicos, como os chineses, o Ebru ainda não é muito conhecido aqui no Brasil.
A arte Ebru começou como um enfeito de capa, evoluiu para arte plástica e abstrata. Hoje é usada nas todas as áreas como em alguns tecidos, seda, algodão, papel, porcelana e vidro. O foco dessa pesquisa é modificações na arte