Arte secretariar
O texto fala de uma maneira artística as habilidades de que um profissional de secretariado necessita para ter êxito na sua vida profissional e pessoal, e compara diversas vezes a empresa com uma orquestra.
Penso que realmente um instrumento mal afinado ou tocado errado pode arruinar todo um conjunto por grandioso que seja. Da mesma maneira é vital para a vida de uma empresa que todos seus integrantes estejam em ritmo e harmonia.
Mas o autor quando cita o profissional de secretariado, mais parece falar de um ser celeste, sem erros e oscilações e que pode resolver qualquer obstáculo sem ser abalado psicologicamente. Eu creio que como qualquer ser humano o profissional de secretariado executivo tem seus dias e momentos e vive numa constante batalha interna para controlar seus sentimentos dentro e fora do trabalho, penso também que como qualquer profissional ele pode ser substituído a qualquer momento e que ao contrario do que diz o texto ele não é o regente do coral mas sim mais um instrumento que como disse no inicio pode destruir seu meio se mal executado. Em algumas partes a leitura ficou um tanto cansativa, pois ficou tão fantasiosa a ponto de se comparar com um conto de fadas.
Porém em vários momentos a leitura me fez refletir se “sou” ou “tento ser” e se realmente estou dando meu máximo em tudo que faço, e concordo sim que a comunicação é para o relacionamento como o ar é para a vida e que “normalmente o que ofende não são as palavras, mas o modo em que ela é dita”.