Planejamento Logístico de Viagens
Realizar pesquisas reunindo informações de localização, levantamento/cotações/custos, programação prévia de dias gastos no deslocamento.
Documentos necessários ( visto, passaporte, vacina, seguro viagem ).
Simular trajetos/roteiros ponto a ponto.
Escolher a hospedagem levando em conta o preço, a localização, a proximidade de restaurantes e bares, o ambiente (calmo ou festeiro), a higiene e segurança, as pessoas que frequentam e a proximidade dos transportes para chegar e sair dos destinos e para visitar os atrativos.
Comece acessando o site do hotel e depois procure opiniões nos sites de reservas e os reviews de quem já se hospedou em determinado hotel/ flat/ resort.
Para não errar no orçamento, verifique se a diária inclui café da manhã, internet, roupas de cama e toalhas, se tem lavanderia ou máquina de lavar grátis.
Como gerenciar o orçamento Como se locomover dentro da cidade?
Faça uma planilha simples no Excel somando todos os itens e reserve 10% a mais para emergências. Por que 10%? Isso não tem nada a ver com viagens, mas em orçamentos para projetos em empresas, os 10% são praxe para não correr riscos.
Se a logística é a arte da gestão de recursos, equipamentos e informações para a melhor realização de uma atividade pode-se dizer que organizar e planejar uma viagem é, essencialmente, uma atividade logística. Unindo os recursos que se possui, restam ainda as informações e os equipamentos.
As informações são referentes ao destino. É importantíssimo aprofundar as pesquisas (que na fase anterior eram meras sondagens) em relação ao destino escolhido para viagem. Nessas pesquisas o foco será a enumeração das atividades que se pretende fazer. Use a internet como ferramenta.
Toda informação é bem vinda, portanto catalogue-as.
Transporte:
Definir como será feita a locomoção da origem ao destino e de um destino a outro, e os