fundamentos da importancia da logistica
1. Introdução
Poucos assuntos têm um impacto tão significante na sociedade como a logística. Praticamente todas as áreas da atividade humana são influenciadas, direta ou indiretamente pelo processo logístico. Seguem alguns exemplos:
• O que você faria se fosse o dono de uma loja de eletrodomésticos, fizesse uma campanha caríssima na televisão, mas quando o comprador fosse procurar o produto ele não o encontrasse na loja?
• Como é possível que tenhamos tantos produtos chineses disponíveis no Brasil a baixos custos?
• Por que um quilo de laranja é mais caro na cidade que no campo?
• Por que o iogurte é fornecido em uma embalagem de plástico, enquanto a tinta de parede é fornecida em uma lata de metal?
• Por que as pessoas preferem usar o transporte aéreo em algumas situações, e em outras usam o transporte rodoviário?
As dúvidas acima, assim como muitas outras, mostram a influência da logística no nosso dia-a-dia. Por isso é tão importante entendermos esse processo.
Algumas pessoas costumam alegar que a logística é importante apenas nas operações industriais, mas não tanto nas operações comerciais e de serviço. A verdade é que toda empresa tem que se preocupar, em maior ou menor grau, com a logística. Seja uma pizzaria que entrega pizzas a domicílio, um banco que disponibiliza dinheiro nos caixas eletrônicos ou uma grande mineradora que quer transportar os seus produtos.
Com a globalização da economia, a logística ganhou uma importância ainda maior. Na economia mundial, sistemas logísticos eficientes formam a base para o comércio e a manutenção do padrão de vida na maioria dos países.
O padrão logístico pode determinar o desenvolvimento de um país ou de uma região. Quanto mais sofisticado for o seu transporte e quanto mais baratas forem suas armazenagens, mais livre será a troca de mercadorias e maior será a especialização do trabalho. Em áreas de difícil acesso – como, por exemplo, em países da África e da Ásia – o