vidro falso de açucar
2 xícaras de água.
1 xícara de xarope de milho.
3 xícaras e meia de açúcar.
1/4 de colher de chá de creme de tártaro.
Folha de papel-alumínio
como fazer:
1-Misture água, xarope de milho e creme de tártaro na panela. Mexa com frequência em fogo baixo, até que ele entre em ponto de ebulição (se você usar o fogo alto, o açúcar vai caramelizar). A mistura vai ficando mais transparente enquanto aquece.
2- Aqueça a mistura à 150°C e remova-a do fogo – o que deve demorar pelo menos uma hora. Utilize um termômetro culinário, tomando cuidado para não deixá-lo cair na mistura. Você pode amarrá-lo com uma fita ou encontrar outro meio de segurá-lo sem as mãos.
A temperatura do termômetro vai parar de subir temporariamente entre 98°C e 115°C, o que é normal, pois a água está evaporando. Quando ela for eliminada, a temperatura subirá de novo.
O açúcar quente gruda na pele e queima. Não pegue-o com o dedo ou deixe-o entornar.
Depois de um certo tempo, a mistura também pode amarelar. Saber qual é o ponto exato em que o açúcar ainda está transparente, mas no ponto certo, requer muita experiência.
3- Ponha papel-alumínio na bandeja.
4-Utilizando luvas grossas, despeje a mistura quente na bandeja. Vá devagar para reduzir as bolhas do açúcar.
5-Ponha a bandeja em uma superfície uniforme, pois isso faz com que a mistura se espalhe uniformemente para que o vidro não fique mais grosso em alguns pontos e mais fino em outros. Deixe esfriar por uma hora. Depois de 45 minutos, o açúcar estará duro ao toque; entretanto, ele ainda não endureceu por completo, então não o remova antes de pelo menos uma hora.
6-Remova cuidadosamente o vidro da bandeja. Para isso, pegue uma faca e mergulhe-a em água quente, e corte o canto exato em que o vidro se encontra com as bordas da bandeja. Levante o vidro cuidadosamente e vire-o, separando a bandeja cuidadosamente do açúcar que cair na sua mão.
Dicas:
Faça vidro colorido adicionando corante.
Não deixe o vidro