ARTE NA EDUCAÇÃO
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
Licenciatura em Pedagogia – Parfor
Arte como cultura e expressão
Professora Tânia
Rosangela Ramos da Silva - 703880
Santo André
Novembro / 2013
BRINQUEDO DE SUCATA
BILBOQUE
Atividade realizada com crianças do 3º ano, durante a semana da criança, reservamos uma hora por dia durante a aula para a confecção do brinquedo. Conseguimos terminar o bilboquê na quarta feira, dois dias antes da festa de comemoração do dia das crianças.
Objetivos
Acertar as bolinhas dentro do funil, apenas balançando com as mãos;
O resgate das brincadeiras antigas;
Estimular a agilidade e a concentração;
Materiais utilizados
Garrafa pet, bolinhas de gude, papelão e fitas adesivas coloridas para vedar e enfeitar o brinquedo.
Estratégia
Na primeira etapa fizemos uma roda de conversa para falarmos sobre o histórico cultural do brinquedo, e todos prestaram bastante atenção, demonstraram muito interesse em saber quem inventou e onde surgiu, então relatamos que até hoje não se sabe quando e quem inventou o brinquedo, sabemos que o bilboquê era muito utilizado nas Cortez real e aldeias francesas desde os anos 1.534. Alguns ficaram admirados em saber que os reis gostavam de brincar com o bilboquê.
Em seguida iniciamos a construção, todos trouxeram garrafas pet, que havíamos pedidos anteriormente, a escola providenciou os outros materiais no final apareceram grandes produções, acabamentos bem criativos e decorados.
Na sexta- feira dia onze de outubro foi um dia atípico com varias atrações na escola reservamos um tempo para que os alunos pudessem jogar e socializar seus bilboquês com outros colegas e o brinquedo foi uma sensação no pátio.