Figuras de linguagem
Antítese: é a figura de linguagem que consiste noemprego de palavras que se põem ao sentido.
Metonímia: é a figura de linguagem que consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas relação de independência, de inclusão, de implicação.
Metáfora: é a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, de intersecção entre dois termos.
Comparação: é a figura de linguagem que consiste em aproximar dois seres em razão de alguma semelhança existente entre eles, de modo que as características de uma seja atribuídas ao outro, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso.
Ironia: Só o Adão mesmo pra sem ser tão sem noção e não perceber que Deus não apertou a teclinha Curtir isso do Face. A resposta de Deus foi recheada de ironia: a figura de linguagem em que aquilo que se diz significa, na verdade, o contrário do que se pensa.
Onomatopeia é uma figura de linguagem utilizada para designar ou reproduzir algum tipo de som através de um fonema ou palavra. Aqui estão inclusos os ruídos, o barulho de máquinas, o timbre da voz de um ser humano, os sons da natureza
A personificação (ou prosopopeia) é um dos mais comuns recursos para instaurarmos a ficcionalidade de um texto. Tanto é assim que histórias principalmente dirigidas para crianças, como fábulas, contos de fadas e contos maravilhosos, além daquele “era uma vez, num reino distante” que ajuda a criança a se lembrar de que aquilo ali não é a verdade que ela conhece, é uma outra (a verdade do texto, por mais que ela não tenha consciência disso), usam a personificação como um recurso banal até.
Eu sou louca pela Dory, e você?
PLEONASMO
Pode ser tanto uma figura de linguagem quanto um vício de linguagem.
O pleonasmo é uma repetição (proposital ou não) em