Arte Na Educa O
Quando a arte é aliada à educação são abertas diversas portas capazes de modificar velhas posturas, renovar visões, transformar realidade e fazer crescer. Arte é vida, gera conhecimento, transforma situações pois permite, a olhos normais, ver o mundo através dos olhos de um artista. Enxergar a realidade e o cotidiano por meio da experiência de uma outra pessoa, por meio de uma outra visão.
O professor que consegue enxergar na arte, como um todo, possibilidades de crescimento consegue modificar sua maneira de ensinar, e aprimora o seu senso estético, ligando-o as situações mais diversas que o rodeiam.
O objetivo deste texto e destacar pontos importantes relacionados às manifestações artísticas que são capazes de se aliarem ao processo educacional, servindo como verdadeiras ferramentas ao professores e permitindo uma maior integração com o cotidiano e a realidade de cada educando.
Também é analisada a maneira como a formação estética do professor pode auxiliá-lo numa melhor sensibilidade estética, a fim de captar toda a subjetividade artística e traduzi-la em experiências e vivências formadoras e enriquecedoras, transformando a sua forma de ensinar e a maneira como novas experiências podem ser absorvidas.
Aliado a tudo isso, um belo exemplo brasileiro será analisado. Tarsila do Amaral, grande nome do movimento modernista, terá sua obra, recheada de grandes telas, ligadas ao dia a dia da sociedade brasileira e imprimindo um novo modo de fazer arte, analisada e comentada.
Sua vida e influências, e a maneira como ela conseguiu imprimir uma nova forma de retratar a sofrida população brasileira, com traços simples e cores fortes, grande influência cubista e especial sensibilidade, mostram o quanto os professores podem utilizar a arte para se aproximarem de seus alunos e melhorar as suas técnicas dentro do processo de aprendizagem.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A ARTE PRODUZINDO CONHECIMENTO
As mais diversas formas de expressão artística são importantes