Arte Na Educa O Infantil
Esta síntese mostra uma reflexão sobre a importância do ensino de Arte na Educação
Infantil, demonstrando que a escola é um ambiente favorável para promover formas de ensino que cativem a experiência, a vivência e o conhecimento real das linguagens artísticas. Como se sabe, o ensino da arte é fundamental para desenvolvimento da criança, pois arte é conhecimento e envolve o pensamento, o sentimento estético e a formação intelectual do aluno. As artes possibilitam-nos uma maneira própria de reflexão, ação, maneiras de ver, de dizer, agir e fazer do ser humano, em relação a si mesmo, em relação aos outros, e ao meio social e cultural que está inserido. Assim, é no recurso às artes que a criança se irá conhecer melhor, dado que ao ter contacto com estas, perceberá que as artes fazem parte da “sua vida” e de certa forma a vão ajudar a conhecer a sua pópria identidade!
Isto, porque a arte auxilia no encontro da
identidade pessoal no mundo em que se vive. Durante este processo, o indivíduo não apenas entra em contato com o mundo sensorial, mas simultaneamente desenvolve e educa seus sentimentos através da prática dos símbolos artísticos.
A arte desempenha um papel importantíssimo na educação das crianças. Desenhar, pintar ou construir constituem um conjunto que a criança reúne vários elementos da sua experiência.
Tendo tudo isto em conta e mais alguns pormenores, vou tentar realçar que a aprendizagem em Artes deve acontecer mediante a interação entre o fazer artístico, a apreciação e a reflexão.
Também será importante compreender o papel do educador no desenvolvimento da perceção, da consciência crítica e da criatividade do aluno.
DESENVOLVIMENTO
A criança geralmente descobre em cada dia uma novidade, uma construção, um detalhe. Os desenhos, esses, são sempre originais: primeiro porque correspondem a uma visão pessoal, depois, pela incapacidade de representação realista, entre outros.
Desenhar deveria ser uma atividade tão regular quanto falar, cantar,