Arte mesopotania
Ética e o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética e derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.
A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
A ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertentente profissional. Existem códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão. A ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera.
Principio Pratico da ética
“O bem se deve fazer e perseguir, o mal se deve evitar.”
Este primeiro principio nos impele a agir com caráter imperativo. Faça o bem, desde os primeiros instante, e uma ordem que resume a nós mesmos, que alcançamos como nossas superiores faculdades. Quando agimos conforme o primeiro princípio, em cada situação concreta, sentimos força e satisfação, vemos o acerto e o alcance da nossa conduta, tornamo-nos mais dignos, mais admiráveis, respeitáveis e felizes no convívio com os outros. Fazer o bem pode ter um campo vasto como fazer o bem a si mesmo, fazer o bem aos outros, fazer o bem à natureza, fazer o bem a Deus. Veja o que diz Agostinho de Hipona no século IV sobre os princípios: “Os