Arte Mesopotamica Resumo
A Arte mesopotâmica desenvolveu-se ao longo de muitos séculos, passando por diferentes civilizações que se desenvolveram na ária das terras férteis localizadas entre os rios Tigre e Eufrates . Entre eles estão os povos Sumericos, Assírios e os Babilônios .
As Manifestações na arte mesopotâmica se dava atraves da:
Arquitetura: a mais desenvolvida das artes, não era porém tão notavel quntoa egípcia, pois era caracterizada pelo exibicionismo e pelo luxo, construiram templos e palácio , que eram conciderados copias dos existentes nos céus, de tijolos por ser escasso a pedra na região. O Zigurate, torre de varios andares, foi a construção caracteristicas das cidades- estados Suméricos nas construções, empregavam argila, ladrilhos e tijolos.
Esculturas: muitas obras de esculturas mesopotâmicas se perderam por ter sido execultadas em argila. Estátuas de pedra ou outros materiais mais registentes são raros, e representão sempre a realeza ou atos dignitários.
Pintura: na pintura os artitas se utilizavam de cores claras e reproduziam caçadas, batalhas e cenas da vida dos reis e dos deuses.
Cerâmicas e Ouriversaria: a produção de objetos de cerâmica alcançou notável desenvolvimento entre os persas, que utilizavam também tijolos esmaltados. Além disso, na Mesopotâmia a ouriversaria era uma das atividades artiaticas mais importantes. Estatuas de cobre, colares e braceletes, assim como utensilios trabalhados em ouro e prata com estilos variados dada a diversidade de povos que ocuparam a região.
O codigo de Hamurábi: entre os mais imprtante legado, destaca-se o codigo de Hamurábi, que se tornou, posteriormente, a base do direito de quase todos os povos semitos. Encontra-se as lei de Hamurábi gravados em um enorme bloco de pedra ou coluna de 2,25m de altura. As leis contidas nesse codigo se baseava basicamente na frase " olho por olho, dente pordente".
A dama da noite, obra babionica
Caracteristica da arte dos povos Mesopotâmicos:
Arte Sumeríca:
Muitos