Arte mesopotamica resumo
Fichamento Sobre a arte Mesopotâmica
A princípio,o texto aborda sobre a localização da Mesopotâmia,que ficava entre os rios e Eufrates e atualmente localiza-se o Iraque. Ao norte era a alta Mesopotâmia,onde se instalaram os Assírios e os Acádios, e ao sul encontra-se a baixa Mesopotâmia que foram habitadas pelos sumérios e babilônios.
A cultura Mesopotâmica surgiu aproximadamente no ano de 3.200 a.C com a chegada sos sumérios na região,e sua arte é essencialmente religiosa e anônima,já que seus artistas são desconhecidos.
Os sumérios eram excelentes construtores,e eles foram responsáveis pelos assentamentos arquitetônicos da Mesopotâmia,aparecidos primeiramente nos templos e palácios.O material usado era o tijolo,já que a argila era abundante naquela região,e também pelo tijolo ser mais compacto e propício para a entrada de iluminação e ar
Os edifícios mais comuns a serem contruídos foram os zigurates,construção com caráter sagrado,e muito semelhante as pirâmides egípcias,induzindo até a suspeita que ambos teriam algum tipo de relação. O zigurate mais conhecido e bem preservado é o Etemenniguru,em UR.
Não houve muito êxito quando e quesito é pintura,já que tal manifestação artística era meio que provinciano,e as poucas pinturas que sobraram parecem imitar os relevos dos palácios das capitais mais importantes.
Em relação as formas esculturais,evidencia-se as diferenças entre as várias regiões,de acordo com a cultura de cada um,apesar de que os assírios foram destaque por conta de seus esplêndidos relevos mostrando batalhas cruéis deixados em seus palácios,sendo uma arte mais racional que emocional,representando a realidade essencial das coisas.
Um monumento que vale destacar são os Jardins Suspensos da Babilônia,que apesar de sabermos muito pouco sobre ele,sabe-se que foi uma das contruções mais exuberantes e grandiosas,e que mostra a riquesa do reinado naquela