Arte indígena
Turmas: 6º Anos
Conteúdo: Arte Indígena
Referencial teórico: Letras Perdidas Quase ignorada pela imensa maioria dos brasileiros, a historia dos povos amazônicos é uma eterna fonte de surpresas. A arqueologia Denise Pahl Schaan, da PUC do Rio Grande do Sulk, examinou uma coleção de objetos de cerâmica produzidos pelos índios que habitavam a Ilha de Marajó e3ntre os séculos V e XVI da era Cristã e descobriu nas peças a presença de desenhos que podem revelar uma escrita rudimentar. A descoberta reforçará a hipótese de que a Amazônia abrigou na época pré colombiana civilizações bem mais avançadas do que se imaginava até agora. Ao estudar a coleção de arte marajoara da universidade Federal de SC, Denise Schaan notou a presença de figuras que se repetem ou se alternam segundo uma certa lógica. Alguns desenhos reproduzem quase fielmente os animais da ilha, como o jacaré (ou lagarto) a cobra e o escorpião. Em outras peças, esse mesmos bichos aparecem de forma estilizada. No total, a arqueóloga identificou 52 sinais. Passar da representação natural dos objetos a signos estilizados, pode ser o primeiro passo para desenvolver UMA ESCRITA. Os egípcios fizeram essa passagem 3000 anos antes de Cristo. Os chineses usam até hoje uma escrita ideográfica. Na América, som os maias chegaram a tanto, ao que se sabe. “Se for possível comprovar que os 52 signos representam ideias, estará evidenciado que o povo de Marajó tinha alcançado a forma mais primitiva da escrita”.
Objetivo: Identificar as características da Arte Indígena. Confeccionar trabalhos manuais baseados nos artesanatos indígenas; Valorizar a Arte Indígena dentro do seu contexto histórico.
Atividades: 1ª aula- sondagem – dialogar com os educandos para sondar qual o conhecimento que os mesmos possuem sobre acultura indígena.
2ª aula – Apresentar no note book fotografias com elementos da Arte e cultura Indígena por grupos, explicando aspectos próprios dos índios e de tribos variadas.
3ª aula – Passar um