arte indigena
A arte indígena brasileira cerâmica surgiu por conta da necessidade de armazenar água e alimentos. Depois, o uso da arte indígena brasileira cerâmica passou a se associar a outros utensílios, como as urnas funerárias.
Pesquisas indicam que a arte indígena brasileira cerâmica existe há aproximadamente dois mil anos. Além da arte indígena brasileira cerâmica, são expressões desses povos: a pintura corporal, a utilização de plumas e cestas, bem como, a arquitetura das ocas.
Dois tipos de arte indígena brasileira cerâmica ganham destaque pelas cores e traços simétricos: a Marajoara, da Ilha do Marajó (no Pará) e a Kadiwéu, dos índios do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
O Brasil na Bagagem disponibiliza aos seus clientes: Tartaruga Estilizada em Cerâmica Tribo Kadiwéu; Mexedores Pássaros; Índias Thaycote; Vaso de Cerâmica Tribo Terena; Pratinho em Cerâmica Tribo Kadiwéu; Colheres para Saladeira Jacaré; Vaso de Cerâmica Tribo Kadiwéu; Kit Espátula e Caneta Tucano; Pimenteira com Tampa de Cerâmica Tribo Terena.
Pintura corporal é uma das formas de pintura arte indígena onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas. Materiais: Jenipapo, Urucum, Babaçu, etc. A pintura corporal é uma forma de expressão. Muitos usam como forma de demonstrar seus sentimentos por algo ou alguém. Geralmente quando escutamos falar de pintura corporal temos em mente sempre os índios, mas a pintura corporal está presente nos dias de hoje. A tatuagem e a maquiagem são grandes exemplos de pintura corporal que é usada por pessoas de diversas partes do mundo.
Uma das características que mais marcam a cultura indígena, é a pintura corporal que pode ser vista como