Arte indígena
ARTE INDÍGENA BRASILEIRA
CEM 10
DF, CEI , Abril de 2011
GDF-SEE-GREC-CENTRO DE ENSINO MÉDIO 10 DE CEILÂNDIA
Componente curricular: Artes Visuais
Professor: Pedro
Alunos: ANTÔNIO JOÃO Nº: 05 DIEGO GOMES Nº: 11 KATHIA HELLEN Nº: 19 KELLY AFONSO Nº: 20 MARCELA BRITO Nº: 22 PABLO STUART Nº: 25 RODRIGO SANTOS Nº: 27
Série: 3°do Ensino Médio Turma: C Turno: Matutino
Índio
Arte brasileira
CEM 10
DF, CEI, Abril de 2011 1. Introdução
Nestas terras colonizadas por portugueses, aonde viria a se formar um país chamado Brasil, já havia populações humanas que ocupavam territórios específicos dizemos que são "nativos" porque estavam por aqui antes da ocupação européia.
Segundo a Funari, muito se perdeu da História. “Uns 99%”, diz, pois o que se preservou foram cerâmicas, pedras e pinturas nas cavernas. “Mas das danças, casas e costumes do cotidiano restou quase nada”, lamenta.
Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade de povos indígenas que vivem no país. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas.
2. Arte em pedra
A confecção de instrumentos de pedra (ex.: machadinhas, colares) foram de extrema importância no passado indígena, mas nos dias atuais os índios não mais costumam produzir artefatos em pedra devido à inserção de instrumentos de ferro, que se