Arte Grega
A arte grega liga-se à inteligência, voltando-se para o gozo da vida presente. Na procura persistente da perfeição, os gregos criam uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio e a harmonia intelectual. Contem como caraterísticas o racionalismo, o amor pela beleza e a democracia.
Arquitetura
Os “templos” foram os edifícios que despertaram maior interesse. A característica mais visível dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamavase estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia. Eram utilizados para funções religiosas e pontos de observação militar.
• Ordem Dórica - era simples e maciça. O fuste da coluna era monolítico e grosso.
O capitel era uma almofada de pedra. Transmite uma sensação de firmeza.
• Ordem Jônica - representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. Transmite leveza. • Ordem Coríntia - o capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem.
Transmite luxo e ostentação.
Principais monumentos da arquitetura grega
Templos:
Pártenon de Atenas
Vitória Alada
Teatros (construídos em lugares abertos, constituídos por três partes: cena – para os atores, orquestra – para o coro e a arquibancada – para os espectadores):
Epidauro
Escultura
Na escultura as esculturas de formas humanas foi insuperável. As estátuas adquiriram, além do equilíbrio e perfeição das formas, o movimento.
- Período Arcaico - os gregos começaram a