arte grega
INTRODUÇÃO:
Até hoje sofremos as influências do teatro grego e muitas de suas peças ainda são encenadas. Surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas como, por exemplo, a festa em homenagem ao deus Dionísio.No período clássico (século V a.C) surgiram os estilos da tragédia e comédia. Os teatros eram construídos ao ar livre.Os atores usavam máscaras de acordo com o personagem. Cenários bem decorados eram utilizados muitas vezes para dar maior realismo.A mímica era bastante utilizada. Músicas reproduzidas por um coral também apareciam nas apresentações.DESENVOLVIMENTO:
No século IV o teatro tomou novas formas com a existência de uma conexão entre a teoria da tragédia de Aristóteles que considera a purificação através do sofrimento e do terror. Causa assim, uma mudança no público do teatro fazendo com que o povo pudesse fugir durante algumas horas da miséria da vida de todos os dias e deixasse as lágrimas fluir normalmente. Dessa forma, surgiram novos gêneros como o extremo emocionalismo, abolição de tabus que haviam impedido a apresentação de assuntos agora tornados populares. Uma das representações são temas que incluem o retrato e a biografia e outra é a representação do nu feminino. Sem dúvida, uma mudança significativa para a época.
O teatro Grego foi uma das mais ricas formas de arte. A representação teatral se originou e se desenvolveu a partir das Dionisíacas festas em honra ao Deus Dionísio, que incluiu o espetáculo de mímica, dança, música, poesia, etc.. Em Atenas, celebrava-se o culto de Dionísio, acontecimento muito apreciado pela população camponesa. Já as Grandes Dionisíacas eram as celebrações urbanas, quando se realizavam os famosos concursos entre autores dramáticos (cada participante concorria com três peças “Trilogia”).
Surge também o DITIRAMBO, um tipo de procissão informal que mais tarde ficou mais organizada era para homenagear o Deus Dioniso. Era um culto de evolução e louvação a determinado Deus.Mais