Questões de portugues
a) A narradora da crônica enfatiza, durante todo o texto, os problemas sociais da sociedade da década de 70 e exemplifica essa realidade com a morte de uma criança no sertão nordestino por falta de atendimento médico.
b) A narradora da crônica sente-se incomodada e impotente diante de uma sociedade em que as pessoas são vistas praticamente como números e atenta para a importância de valores que as humanizem.
c) A narradora da crônica quer compartilhar, com os leitores, seus problemas pessoais e angústias existenciais, e diz que não há amor e carinho no mundo por causa da existência e do excesso de números.
d) A narradora da crônica pretende demonstrar que é fundamental as pessoas terem conhecimento em Matemática e em Física para poderem saber de todas as coisas e viverem tranquilamente.
e) A narradora da crônica intenta chamar atenção dos seus leitores para a importância e para os benefícios dos números na vida das pessoas, pois eles as acompanham em todas as etapas da vida: desde o nascimento até a morte.
Ícone dos comentários Adicionar Comentário Ícone dos comentáriosComentarios (0) Ícone dos Estatística Estatisticas Ícone dos Cadernos de Questões Cadernos Ícone anotações Anotações
2 • Q439361 Imprimir
Prova: IF-SC - 2014 - IF-SC - Professor - Português
Disciplina: Português
Texto associado à questão Ver texto associado à questão
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa CORRETA.
a) “Número”, “óbito”, “matemática”, “física”, “Félix”, “próprio” e “médico” são acentuadas porque são palavras proparoxítonas; “somá-los” e “transformá-los”, embora seguidas de pronomes, são palavras oxítonas.
b) Em “...a criança não pôde ser...”, o verbo está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, mas o acento circunflexo, que o diferencia da 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, não será